ResumoA obesidade está fortemente associada a diversos problemas de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares. No entanto, um fato menos conhecido pelo público é que pessoas obesas têm um risco significativamente maior de desenvolver problemas psiquiátricos.
Certamente não há dúvidas sobre os riscos que envolvem a obesidade. Ela está ligada com diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outras.
Porém, um fato desconhecido do público em geral, é que pessoas obesas apresentam um aumento significativo do risco de diagnóstico de problemas psiquiátricos.
Um estudo (1) analisou os dados do registro nacional austríaco de serviços de internação de 1997 a 2014 para detectar associações entre um diagnóstico prévio de obesidade e distúrbios psiquiátricos.
Ter um um diagnóstico de obesidade aumentou significativamente as chances de um amplo espectro de transtornos psiquiátricos em todas as faixas etárias, incluindo depressão, espectro de psicose, ansiedade, transtornos alimentares e de personalidade.
Um ponto importante a ser ressaltado, é que foram observadas diferenças significativas entre os sexos. Nas mulheres o risco, quando comparado com os homens, foi maior para todos os transtornos, exceto esquizofrenia e dependência de nicotina.
Os autores concluíram que a obesidade, além das consequências cardiometabólicas graves, também aumenta o risco de distúrbios graves de saúde mental.
Sendo que esse risco é mais pronunciado em faixas etárias jovens e particularmente aumentado em pacientes do sexo feminino.
Espero que as informações tenham sido úteis.
Grande abraço, Carlinhos.
Referência
[1] Leutner M, et al. 2023. Obesity as pleiotropic risk state for metabolic and mental health throughout life. https://doi.org/10.1038/s41398-023-02447-w
Comentários
Postar um comentário